• Thaiane de Paula

Business Intelligence: Dados que mudam sua operação

Empreender é um trabalho de várias frentes e para se manter vivo no mercado, seja qual for o seu negócio, é preciso além do investimento financeiro. Lidando com o comércio eletrônico, a competição por espaço e relevância é grande... Saber como lidar para melhorar seu faturamento, suas mídias, sua estratégia de vendas é um dos pontos que vai trazer o diferencial nas suas vendas online. O mundo do empreendedorismo não é mais sobre investir no que sente, como era feito pelos grandes empreendedores do passado. Mesmo sendo ainda a fagulha necessária, entender o seu negócio e estruturar ele de forma detalhada com estratégia, dados, planos de ação é uma jornada para o verdadeiro sucesso. A necessidade de métricas, dados, informações para o seu negócio são essenciais. E quem pode trazer isso dentro da empresa é o profissional de BI.


Business Intelligence ou BI é a estratégia que faz o processo de coleta e transformação de dados em informação clara e valiosa. Ela possibilita que relatórios e análises preditivas sejam feitas com maior rapidez e profundidade, gerando insights para a operação que ajudam na tomada de decisão. Nossa grande e querida parceira, a Real Trends, é uma das diversas ferramentas que possibilitam uma lista enorme de dados e informações para o cliente que trabalha no Mercado Livre. Relatórios de vendas, reclamações, de produtos mais relevantes, relatórios de visitas na sua página, entre outros dados. E como transformar isso na prática? BI é além de um instrumento de relatórios... o processo de uso de dados é um estudo feito com inteligência e quando aplicado corretamente, os resultados são extremamente positivos. O que se deve fazer primeiro é contratar softwares que permitam a coleta de dados do seu negócio. Depois, faça um filtro de quais dados são importantes para o posicionamento e estratégias da sua empresa e comece a cruzá-los.

Inicialmente, esse trabalho pode ser bastante demorado. Mas com o tempo, as tendências vão se tornando mais e mais visíveis, e você passa a conhecer o seu negócio de forma mais profunda. A Netflix possui cases interessantes de BI. Ela teria levado sua análise de dados e preferências um pouco além do básico “recomendado para você” e criado uma série inteira baseada nessas informações.

O que se especula é que Stranger Things, o grande hit que foi disponibilizado em julho de 2016, foi o resultado da percepção e análise de consumo dos usuários da Netflix, seus gostos e programas mais acessados para criar uma série que agradasse a um público realmente grande. Onde coletar os dados necessários para fazer Business Intelligence?

Você pode coletar dados essenciais em ferramentas de web analytics, de Automação de Marketing, um CRM ou uma plataforma de BI. Pensando no trabalho da área de Marketing, uma das que mais se beneficiam do BI, as ferramentas fornecem dados relevantes como:

  • fluxo de entrada dos visitantes do site;

  • páginas com as melhores conversões;

  • caminhos percorridos pelo seu Lead;

  • os padrões de consumo;

  • a localização deles;

  • os horários em que eles consumiram;

  • qual a taxa de conversão da sua empresa;

  • quais itens foram comprados juntos.

Dados são uma escala muito útil para o seu comércio e favorece sua tomada de decisão com mais visão de negócio. A VVS Consultoria disponibiliza também relatórios, dados e informações relevantes para estruturar e entender seu negócio online. Criando assim, um projeto escalável e organizado para sua loja. Quer receber sua avaliação? Entre em contato com a gente. Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/business-intelligence-bi/

Posts recentes

Ver tudo

(11) 96662-8050

©2020 por VVS Consultoria.

Capturar.PNG

Empresa Homologada pelo Mercado Livre